sábado, 30 de agosto de 2014

Espelhos

Espelho  é uma superfície que reflete um raio luminoso em uma direção definida, em vez de absorvê-lo ou espalhá-lo em todas as direções.
As primeiras superfícies capazes de refletir imagens começaram a ser feitas há cerca de 5 mil anos na antiga Suméria - região no atual Iraque, englobando áreas próximas à cidade de Bagdá. Os espelhos dessa época não produziam imagens nítidas, pois eram placas de bronze polidas com areia. Na Antiguidade, esses instrumentos de metal chegaram às mãos dos gregos e romanos e a partir daí foram se espalhando pela Europa até se tornarem conhecidos em todo o continente no final da Idade Média. Os primeiros espelhos de vidro só surgiriam no início do século 14, criados por artesãos de Veneza, na Itália, que desenvolveram uma mistura de estanho e mercúrio que, aplicada sobre um vidro plano, formava uma fina camada refletora. ó no século 19 foram descobertas formas de espelhar o vidro com prata química, sem a necessidade do mercúrio.




Observatório de raios-X Chandra é um telescópio espacial lançado pela NASA, lançado em 23 de julho de 1999. Tem 5 toneladas e 15 metros de comprimento, e com seus 133 espelhos instalados em cada uma das duas unidades ópticas,é capaz de oferecer imagens 25 vezes mais nítidas e com sensibilidade 50 a 100 vezes maior.



Lendas: Lendas antigas dizem que o espelho reflete a alma. Uma outra lenda, sobre vampiros, diz que eles não tem reflexo (isso aconteceria por não possuírem alma)


"- Diz a lenda que os espelhos refletem a alma de quem os olha. É por isso que os povos primitivos tem medo de espelhos. Temem que suas almas fiquem presas e sejam roubadas. Assim, minha especie não deveria ter reflexo… Porque não temos alma. – Lentamente, ele estendeu a mão para o retrovisor e o virou para baixo, ajustando para que Elena pudesse olhar. No vidro prateado, ela viu os olhos dele, perdidos, assombrados e infinitamente tristes.
Não havia nada a fazer a não ser abraça-lo, e foi o que Elena fez.
- Eu te amo – ela sussurrou. Era o único conforto que podia oferecer. Era tudo o que eles tinham.
Os braços de Stefan se estreitaram em volta de Elena; o rosto dele foi enterrado no cabelo dela.
- Você é meu espelho – sussurrou ele.
Era bom senti-lo relaxar, a tensão se esvaindo de seu corpo enquanto o calor e o conforto o inundavam. Ela também ficou reconfortada, inundada por uma sensação de paz, cercada por ela. Era tão bom que ela só se lembrou de perguntar o que ele queria dizer quando os dois estavam na porta da casa de Elena, despedindo-se.
- Eu sou o espelho? – disse ela então, olhando para ele.
- Você roubou minha alma – disse ele" 
(The Vampire Diaries)

Nenhum comentário:

Postar um comentário