domingo, 3 de agosto de 2014

Musas da Mitologia Grega



Segundo a mitologia grega, depois da derrota dos Titãs pelos olimpianos foi solicitada a Zeus a criação de personagens que fossem responsáveis por cantar eternamente a vitória obtida, foi então que Zeus teve nove filhas com Mnemósine, a deusa da memória. Inicialmente, as nove representavam apenas amúsica, mas, posteriormente, tornaram-se imagens de outras artes.
As nove musas possuíam um templo, chamado de Museion – daí originou-se a palavra Museu – e eram elas:

Calíope: A musa da eloquência e da poesia épica; possuía a mais bela voz dentre as nove. Era a mais velha e mais sábia.

Clio: Esta é a musa da história, responsável por celebrações, por dar fama a alguém; também, segundo a lenda, foi ela quem introduziu o alfabeto fenício na Grécia.

Érato: Também conhecida como a musa da poesia amorosa/romântica, a que é adorável e que desperta o desejo.

Euterpe: A musa da música, da alegria; um de seus símbolos é uma flauta dupla, a quem vários historiadores consideram-na como invenção da filha de Zeus.

Melpômene : A musa da tragédia e da alegria; possui uma maior influência no teatro; pode ser reconhecida usando uma máscara trágica, bem como algumas botas que foram usadas por atores.

Polímnia: Enquanto Érato é a musa da poesia amorosa, Polímnia é a da poesia lírica; seu nome significa várias canções e sua expressão geralmente é pensativa, também é considerada a musa da dança.

Terpsícore: Igual à Polímnia, Terpsícore também é considerada uma musa da dança, entretanto, de uma dança mais animada. Algumas culturas dizem que ela é mãe das sereias.

Talia: A musa da comédia; seu nome significa festividade; é aquela que precede a comédia e que estimula as festas e celebrações.

Urânia: A Rainha das Montanhas (significado de seu nome) é a musa da astronomia e da astrologia. Em suas mãos, carrega sempre um globo e um compasso. É responsável por dar inspiração a astrônomos e astrólogos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário